2ª Degustação Mensal Tico Ou Teco de Cervejas Populares



OK, estivemos juntos mais uma vez (agora na casa do Teco) e certamente vocês estão loucos para saberem os resultados de mais uma grande degustação. Parece que esse negócio de degustação está se tornando bem popular pois tivemos participação recorde de vários amiguinhos Disney (e alguns da concorrência) nesta segunda edição.

Claro que não conseguimos esperar o ano que vem para uma segunda degustação, logo o "anual" virou "mensal" num piscar de olhos. No começo do mês de abril, mais uma vez provamos e avaliamos 14 das mais populares marcas de cervejas à venda no mercado nacional. Muitos leitores ficaram indignados com os resultados da primeira degustação, especialmente com a vitória surpreendente da Devassa Loira e o fiasco da Stella Artois. O resultado desta segunda degustação, claro, foi mais uma vez surpreendente e, como sempre, mitos caíram.

Ao mesmo tempo que introduzimos novas candidatas como Crystal e Cintra (que já deveriam ter participado da primeira degustação), demos mais uma chance às derrotadas Stella Artois e Heineken, que tanto sucesso fazem nos bares da Disneyland.

Mais uma vez, eu (Tico), Dona Tica e Teco nos propusemos a encarar o desafio de provar as melhores e piores cervejas populares do Brasil. Sim, é difícil mas o que a gente não faz por nossos 6 leitores? Participaram conosco nesta segunda edição, nossos amigos Tigrão, Pluto, Sininho, Dori e Zé Buscapé. Ou seja, o dobro de julgadores em relação a degustação anterior. E o que isso significa? Bom, os resultados responderão a essa pergunta.

Então vamos lá. Pra quem não sabe (ou não leu ainda sobre a 1ª degustação), a brincadeira funciona da seguinte forma: Mickey, Minnie e Dona Teca são os responsáveis por servirem as cervejas, previamente geladas uniformemente, em doses pequenas (apenas o suficiente para serem devidamente degustadas) e também pelo sigilo completo da ordem de serviço. Notas de 1 a 10 são dadas por todos os participantes para os quesitos cor, espuma e, principalmente, sabor. Ao final da última rodada, o gabarito é mostrado e, como sempre, "mitos caem pelo chão".

Eis as candidatas (e sua colocação final) servidas nesta 2ª edição:

1) Cintra - 6,46
2) Crystal - 6,08
3) Sol - 6,08

4) Bohemia - 5,96
5) Itaipava - 5,69
6) Antartica - 5,67
7) Skol - 5,33
8) Brahma - 5,71
9) Bavaria Clássica - 5,00
10) Devassa - 5,08
11) Primus - 4,67
12) Nova Schin - 4,88
13) Heineken - 4,83
14) Stella - 4,04

*todas as cervejas são "de lata" com exceção da Stella Artois (que não tem "versão lata" no mercado).

Para os amantes dos gráficos, eis os números finais:





Surpreso com os resultados? Se você não viu os resultados da 1ª degustação é normal reagir assim. Afinal como a Stella pode estar lá embaixo mais uma vez? E a Heineken? Daqui a pouco falaremos delas. Antes, vamos as vencedoras.

Talvez a boa surpresa é a boa colocação da Cintra e da Crystal, cervejas consideradas menores e que foram as grandes vencedoras da noite. Ótimos preços para essas duas cervejas. Ao contrário da Skol que continua sendo apenas um grande caso de marketing de sucesso pois ela não agradou aos paladares dos juízes.

Outra cerveja que se redimiu foi a queridinha de todos, Bohemia. Finalmente uma colocação digna e de acordo com a sua fama de "especial".

Nova Schin, mais uma vez lá embaixo, confirma que a compra da Devassa foi uma decisão acertada da Schincariol.

Stella Artois e Heineken. O que dizer dessas duas? Bom, depois de muita conversa entre todos, resolvemos que as duas tem um gosto muito particular e, claro, um detalhe fundamental: as duas NÃO são do tipo pilsen (e sim lager). Portanto, se ao mesmo tempo as duas não se saíram muito bem quando comparadas as pilsen (apesar de serem consideradas "populares"), elas terão uma nova chance quando fizermos a 1ª degustação Tico Ou Teco de Cervejas Premium (em breve!).

Um comentário:

Teco disse...

Poe logo o 3o. round e o acumladão Tico...deixa de ser vagabundo! Teco.