Speed Racer: experimente! Você vai gostar!

Ontem finalmente recebi o DVD de Speed Racer (comprei na pré-venda e ainda ganhei aquele baralho safado da Petrobras) pelo correio. Em tempos nos quais qualquer filmezinho meia-boca é baixado sem a menor cerimônia, bons filmes ainda merecem serem vistos na melhor qualidade possível. Não estou nem falando em Blue-Ray (ainda compro um PS3!) mas quem tem TV LCD sabe que o melhor DivX disponível não fará frente a um bom DVD (sim, porque existem DVDs que são piores que fita VHS mas isso é papo para outro post).

Speed Racer foi um dos melhores filmes deste ano. Pronto. Falei. E olha que o ano nem acabou. Junto com Homem-de Ferro e O Cavaleiro Das Trevas, Speed Racer fez a alegria do garoto de 10 anos de idade que ainda mora dentro de mim (nossa, quanta poesia!).

Filmado por fãs do desenho animado (Os Irmãos Wachowski da trilogia Matrix) para fãs do desenho (como eu e um ou dois amigos meus), o filme é maravilhosamente bem colorido. Um prato cheio para crianças de todas as idades. Sobre este fato técnico, acho que Speed Racer poderia tomar o lugar de Procurando Nemo como padrão de teste de cores de TV (você não sabia disto?). Aliás, ao comprar sua próxima TV recomendo que leve o DVD para testar na loja.

Voltando ao filme. Um filme família com mensagem família. Corridas espetaculares e personagens extremamente fiéis ao desenho japonês que o originou. A cena da reta final da última corrida é de fazer chorar. Excelente atuações de todos os atores e, claro, efeitos especiais revolucionários. Vai ser Oscar® na certa!

O DVD ainda traz poucos mas divertidos extras. São dois programas de 15 minutos. Num, Paulie Pitt, o Gorducho do filme, mostra os bastidores do filme. Alguns detalhes bem bacanas da produção (que foi rodada em Berlim) são revelados. O outro extra apresenta os principais carros envolvidos no filmes com seus detalhes técnicos, inclusive armas. Bem legal. Podia ter mais coisa (porque não um DVD duplo?) mas tudo bem. Lá fora também tá sendo assim...

Há quem diga que Speed Racer foi um filme muito além do seu tempo. Assim como foram 2001: Uma Odisséia no Espaço ou Blade Runner (que também foram esculachados pelos críticos na época e depois vir
aram cult/clássicos). Que as pessoas só vão compreender seu impacto daqui alguns anos. Pode ser, mas eu acho que vale a pena você experimentar agora. Vê-lo no DVD alugado ou comprado não é a mesma coisa que ver no cinema (com a tela enorme e o som animal!) mas é ainda muito bom. Se você perdeu no cinema ou ficou na dúvida por conta das péssimas resenhas que o filme recebeu (a grande maioria dos críticos pelo jeito não entendeu que o filme não poderia ser sombrio como HDF ou CDT) faça um favor a você mesmo e dê uma chance a duas horas de diversão garantida.

Resumo: Se você gosta de carros e corridas, não tem como você achar ruim. Palavra de personagem Disney (eu não mentiria para você, mentiria?).

Nenhum comentário: